Nesta Segunda Feira, 25 de março, contamos com a presença inédita de dois Vereadores na reunião ordinária do Conselho municipal de Saúde de Camaragibe-PE. O Vereador Paulo André e o Vereador Júlio, além da presença do secretário adjunto de saúde, Alexandre Ricardo.
O sr. Péricles, inspetor da Vigilância Sanitária do Município, fez apresentação sobre condições de acondicionamento e consumo de Crustáceos visto que estamos na semana de Páscoa. O mesmo adiantou que, a apresentação serviu para ocupar o tempo com alguma coisa, já que no prédio da Vigilância Sanitária, além de sucateado, está faltando tudo, até folha para impressão. Inclusive acrescentou que não tem jurídico, roupas adequadas e nem carro.É, Camaragibe, a sua vigilância sanitária está precisando de vigilância! Porém, de acordo com a prestação de contas da antiga gestão enviadas ao CMS, a verba não deixou de vir. Isso é trabalho para o TCE.
A Conselheira Laudicéa, fez questão de explicitar a situação caótica em que se encontra o Município.A ausência da Vigilância sanitária é absurdamente notada pelo descaso ao meio ambiente do trabalho e em geral. Falou da ausência de extintores de incêndio nos PSFs, Emerg e Escolas, da falta de material de limpeza, dos banheiros quebrados nas Escolas, prejudicando o bom andamento das atividades, da falta D'água prolongada nos PSFs e Escolas, da falta de acessibilidade,a ausência dos Kits de Emergência nos postos, entre outros. O secretário adjunto de saúde disse que esse problema seria com a Vigilância Sanitária. A Vigilância Sanitária diz que está sem pernas pra trabalhar . A Saúde não deveria trabalhar com medidas preventivas? A conselheira fez questão de lembrar a "tragédia de Santa maria" e terminou lembrando que lágrimas não apagam incêndio! O que ficou entendido é que: O problema não é da secretaria de saúde, a Vigilância Sanitária está em estado crítico,o corpo de Bombeiros não é notificado ou dá Autorização de funcionamento sem fazer vistorias, a ANVISA, ninguém vê. As autoridades não estão nem aí!Agora, quando acontece o sinistro...todo mundo se mexe e se solidariza! Que País é esse?
Vários munícipes, ousaram denunciar falta de médicos, medicamentos e estrutura nos PSFs. Além da dificuldade tremenda para marcar exames especiais e inclusive, segundo um outro usuário, em marcar exames simples de laboratório. Enquanto isso, o governo responde ao Ministério da Saúde que os exames são liberados de acordo com a demanda, que tem vários atendentes e que está tudo bem! Segundo denúncias, há pacientes com requisição de um ou dois anos, e não sabem ainda quando farão os exames.Camaragibe carimba e manda para o Estado. O Estado diz que os exames devem ser feitos em Camaragibe por ser plena, e os pacientes ficam de cá pra lá, até desistirem ou alguns, resolverem pagar. Isso também não é novidade. Essa e outras queixas, estão registradas em Ata no CMS.
É incrível que desde 2010, o município se encontra sem Junta médica e faltando profissionais especializados. De acordo com o sr Alexandre Ricardo, a partir de Abril, com a homologação do concurso de 2012, pela Prefeitura e IPAD, esses problemas serão amenizados.
O Sr Flávio Eduardo, secretário executivo do CMS, lembrou que o Conselho, no desempenho do papel social como um todo, cobrou o cumprimento da lei 504, 505 e 508; respectivos PCCVs, que beneficiam o trabalhador e foram aprovados na Câmara na gestão passada e sancionada pelo Prefeito, que já deveria ter sido executada, pois sabemos que Projeto de lei se discute. Após aprovada, a lei deve ser cumprida! Sem contar que o atual Vice-prefeito, quando antes vereador, achou certo e aprovou a lei. Agora não cola dizer que é Inconstitucional!
Representantes do Sindicato dos Servidores municipais de Camaragibe, estiveram presente e também registraram a reunião.
As autoridades presentes ouviram e anotaram as queixas. Resta saber o que farão, pois nada é novidade, há anos denuncio e por isso sou penalizada.
E pensar que Camaragibe é gestão plena de saúde e já foi exemplo para o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário